Imovel e Dicas

Imovel e Dicas
Home - Imovel e Dicas

Imoveis-Comerciais

ofertas de imoveis

Confira como Comprar ou Alugar seu Imóvel Comercial.

Imóveis destinados a uso comercial tais como: lojas, escritórios, salas comerciais, galpões e agências são procurados pelos grandes e pequenos empresários.



Os imóveis comerciais passam pelos mesmos processos de qualquer outro imóvel comum, logicamente que o valor destes imóveis é mais alto, devido a grande escassez de ofertas no Brasil. 

Inicialmente, cabe ao comprador analisar as possibilidades de imóveis que se encaixem com seu tipo de negócio, sendo a localização muitas vezes um fator determinante para o sucesso deste.

Toda a estrutura deve ser analisada na escolha do imóvel, sendo que todos os problemas devem ser documentados e justificados pelos proprietários do referido imóvel.

Cabe também ao comprador analisar as formas de pagamento. Muitos pontos comerciais a venda permitem o financiamento, outros apenas pagamento a vista e raros são passíveis de negociação com os proprietários, geralmente o preço final já é o da imobiliária envolvida no negócio.

Todo o cuidado no momento da compra é essencial, saber o que está se comprando e de quem se compra é apenas o início do processo, que envolve a busca pelas melhores condições de venda e logicamente os melhores imóveis. 

Fique atento ao contrato de venda evitando que cláusulas enganosas sejam citadas e problemas futuros ocorram.  Após a conclusão de todo processo cabe ao comprador esperar a entrega do imóvel e durante esse tempo planejar as melhores estratégias para o negocio (Ver mais dicas para escolher um Imóvel Comercial).  

1. Documentos para Compra de Imóvel Comercial:

imoveis comerciais


Abaixo, segue uma relação de alguns dos documentos do imóvel que precisam ser analisados. Peça para seu advogado, corretor de imóveis ou imobiliaria de sua confiança ajuda-lo nessa análise. 



Certidão negativa de ônus do imóvel: significa que o imóvel não tem nenhum compromisso pendente, como hipotecas, doação em garantia, etc. 

Comprovante de tarifas municipais em dia.

Registro do imóvel em cartório, é equivalente a uma certidão do imóvel. Esse documento contém todas as informações sobre a vida do mesmo. 

Estando esses e os demais documentos do imóvel e do proprietário corretos, você poderá fazer a compra do imóvel. 

1.1) Como Finalizar a Compra?

Depois de analisar suas opções de crédito e verificar os documentos do imóvel e do proprietário, o último passo é efetuar a compra do imóvel. Nesse passo, a transferência da propriedade deve ser registrada em um cartório, através da escritura pública. 

Em posse da escritura pública, o comprador deverá registrar a mesma no cartório de registro de imóveis. 

Vale ressaltar que desde a lavratura da escritura pública até o registro da escritura, devem ser pagas várias taxas cartorárias, e elas são acertadas no momento da solicitação desses documentos.

2. Documentos para Locação de Imóveis Comerciais.

Pessoa Física:

imoveis comerciais
Para o Inquilino (locatário):
Carteira de Identidade e CPF (do casal, se for o caso)
Comprovante de residência (conta de água ou luz)
Comprovante de rendimento igual ou superior a 3 (três) vezes o valor do aluguel (contra-cheque de salário, carteira profissional ou declaração de Imposto de Renda).

Para os Fiadores.

Carteira de Identidade e CPF (do casal, se for o caso)
Certidão de Casamento
Comprovante de residência (conta de água ou luz)
Comprovante de rendimento igual ou superior a três vezes o valor do aluguel (contra-cheque de salário, carteira profissional, ou declaração de Imposto de Renda)
Certidão de ônus Reais + Cópia do último IPTU do imóvel.

Pessoa Jurídica:

Para o Inquilino (locatário).

Carteira de Identidade e CPF dos representantes legais da empresa
Contrato Social e suas alterações
Procuração que conceda poderes aos representantes legais, quando não constar do contrato social
Balanços patrimoniais dos dois últimos exercícios fiscais e balancete recente
Cartão de CGC e de Inscrição Estadual ou Municipal.

Para os Fiadores.

Carteira de Identidade e CPF dos representantes legais da empresa
Contrato Social e suas alterações. Verificar se existe permissão explícita no contrato para conceder fiança para terceiros, coligadas, funcionários ou contratados, conforme o caso do locatário.
Procuração que conceda poderes aos representantes legais, quando não constar do contrato social
Balanços patrimoniais dos dois últimos exercícios fiscais e balancete recente
Cartão de CGC e de Inscrição Estadual ou Municipal.

Para o Locador:

Carteira de Identidade e CPF ou, no caso de ser pessoa jurídica, contrato social, CGC e designação de poderes de seus representantes legais.
Comprovante de propriedade ou domínio do imóvel

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de São Paulo tem, em seu site, um modelo de contrato de locação, além de outras dicas.

2.1) Qual a diferença entre o Aluguel Residencial e o Comercial?

imoveis comerciais

A primeira diferença é o preço!

O mercado brasileiro pratica preços diferentes para os dois tipos de locação. Estimativa feita com uma imobiliária pelo HowStuffWorks Brasil mostrou que o aluguel residencial representa 0,6% do valor do imóvel. O comercial, 0,72%.


As outras diferenças são pontuais. Se é um aluguel residencial, o locatário (inquilino) não pode abrir um comércio no local. Já o comercial, não pode servir de habitação, a não ser de um caseiro, por exemplo. 

No caso do comercial, as reformas e adequações para a finalidade comercial acabam sendo permitidas com mais facilidades, mas também neste caso, é importante fechar um acordo, de preferência por escrito, com o locador.

Os contratos residenciais no Brasil normalmente tem prazo de 30 meses, ou 2,5 anos. Já os comerciais têm vigência decidida pelas duas partes, variando caso a caso. 

No resto, os deveres e obrigações de cada parte são muito parecidos.

Serviços:






8 comentários:

  1. Olá alugamos uma casa como residencial na qual minha mãe é costureira ela é pessoa fisica, mora na casa assim como eu só destinou uma peça para suas costuras só que ela trabalha de porta fechada mas acabou colocando uma faixa na frente para chamar clientes a imobiliaria pode dizer que é comercial? Vanessa nessa.darosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde! Sra. Vanessa,

    O Imóvel somente pode ser considerado como estritamente comercial quando a destinação deste for esta, (Salas Comerciais, Galpões...) no seu caso alugaram um imóvel residencial, mas estão utilizando este também, como local de trabalho.

    Na verdade precisam verificar na prefeitura se podem divulgar o oficio na fachada e quais são os documentos exigidos para abertura de uma empresa como micro empreendedor individual (Costureira).

    Neste caso podem precisar dispor do IPTU do imóvel, para abertura da empresa. Solicitando este ao proprietário do imóvel ou administradora, o que não justifica se for este o caso! Aumento no valor do aluguel.

    Atenciosamente.
    Atendimento Rede Lar&Cia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Shaktys,

    Você pode até trabalhar em sua casa, porém para constituir uma firma no local é necessário que o imóvel seja comercial ou que a residência fosse de sua propriedade.

    Equipe de Atendimento da Rede Lar&Cia.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou advogado recém formado. Posso exercer advocacia como autônomo na minha residência alugada sem ter a surpresa de pagar alguma multa ou ter meu contrato de locação residencial (casa independente) rescindido por parte da imobiliária por algum descumprimento da lei do inquilinato?
    Desde já agradeço as informações.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde, vou alugar parte de minha residência, para empresa na qual SOU sócio com 40%, somente para fins de ESCRITÓRIO, vou alugar uma pequena fração do imóvel, como seria o contrato de locação? Obrigado!

    ResponderExcluir

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Imóvel e Dicas.
www.imoveledicas.com

- top4 - ecom8